tag aparecer no google: alt e title

English French German Spain Italian Dutch

Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

.

Amphipolis e Potédia

Amphipolis

Cadê a taberna? O mausoléu?

Foi fundada em 437 a.C. Era uma cidade rica em ouro e prata e por suas florestas, que eram essenciais para a construção naval. Foi por isso que Atenas a tornou uma colônia.
Por isso que, na série, a deusa Atena era a protetora da cidade.
Em 357 a.C. Roma conquistou Amphipolis, tornando-a uma província. Aposto que Xena jamais deixaria romanos comandarem sua cidade.
Em 787 a cidade se desfez. Seus habitantes foram viver na cidade vizinha. Poucos permaneceram no local. Em 1367, uma torre fortificada virada para o norte foi a última atividade da qual se tem conhecimento em Amphipolis.
Apenas em 1934 um arqueólogo liderou uma expedição ao local e descobriu os restos de um leão funeral. Novas escavações em 1972 e 1985 revelaram uma necrópole, a muralha da cidade, basílicas e acrópole.
Amphipolis voltou a ser povoada e hoje tem lá um museu arqueológico, que contém muitos artigos relacionados com a história e civilização da cidade. Será que encontramos algum artefato da taberna de Cyrene lá?
Fico imaginando por qual dos caminhos vistos na imagem acima Xena chegou até Amphipolis em Sins Of The Past.

Afresco antigo de Amphipolis (seria da casa de Cyrene?)
Leão de Amphipolis
Amphipolis em 2005
A Amphipolis de Xena:



Potédia

Onde era a casa da Gaby?
Foi uma colônia fundada por Corinto em 600 a.C.
Em 479 a.C. Potédia registrou o primeiro tsunami da história. Tinha como deus protetor Posseidon, que os protegeu durante um ataque dos Persas, mandando a tsunami.
Potédia foi destruída em 356 a.C. No local, foi erguida uma nova cidade chamada Cassandrea, que serviu de refúgio para as pessoas durante a primeira guerra mundial.
Em 1922, a cidade foi rebatizada com o nome de Nova Potédia.
Em 1960, arqueólogos encontraram no local, ossadas de um rapaz, que são as mais antigas ossadas encontradas em toda a Grécia. Seria algum antepassado de Gabrielle?
Nova Potedia tem pouco mais de 900 habitantes. É um lugar próprio para o turismo, pois possui hotéis, restaurantes e lojas, além de ser um lugar muito bonito. Gabrielle sempre disse que lá era lindo.
Na imagem acima, podemos ver uma ponte. Será que se trata do mesmo trecho por onde Xena e Gabrielle passaram quando foram surpreendidas pelo Ciclope? A ponte parece ser bem maior que a ponte mostrada na série. Olhando nas imagens via satélite, durante o caminho é possível encontrar outra ponte, num trecho menor, que talvez seja aquela que vemos em Sins Of The Past.

Praia de Nova Potédia
Taberna de Nova Potédia (2005)
A Potédia de Gabrielle:



Distância entre Potédia e Amphipolis


A distância é de 116 km, o que equivale a mais ou menos 3 dias caminhando. Este foi o caminho percorrido por Gabrielle até que ela chegasse à Amphipolis. Muita sorte ela ter conseguido uma carona com aquele carroceiro.
Que vontade de ficar perto da guerreira, não?


por Matheus Roberto



Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Amphipolis e Potédia faziam parte da Confederação Ateniense ou Liga de Delos,foi uma liga militar organizada por Atenas durante as Guerras Médicas. Tinha como principal objetivo a defesa das cidades gregas de um ataque persa. Sua sede era na cidade de Delos. O ateniense Aristides, o Justo, organizou a força marítima da liga em 476 a.C.
    Esparta e suas aliadas do Peloponeso no primeiro momento entraram na liga, mas depois consideraram que o perigo havia passado e abandonaram a liga.
    As grandes cidades forneceram tropas e navios, enquanto as menores pagaram uma contribuição (phoros) ao tesouro de Delos. Depois da vitória contra os persas, Atenas forçou as cidades-estado aliadas a continuarem na liga, e transformou a contribuição de dinheiro em impostos.
    Em 450 a.C., o tesouro da liga foi transferido de Delos para Atenas. Parte do dinheiro da liga foi gasto na reconstrução de Atenas, que atingiu seu máximo esplendor e transformou-se num império marítimo e comercial durante o governo de Péricles, que também foi responsável pela construção do Partenon.

    Foi incrível ver isso no meu livro de História e o mapa mostrando as cidades,entre elas,Amphipolis e Potédia.

    ResponderExcluir

Para evitar comentários com conteúdo chulo e ofensivo, todos serão moderados, certo?

Ѳ Comente pelo Facebook!

Ѳ Mais Vistos