tag aparecer no google: alt e title

English French German Spain Italian Dutch

Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

.

Teoria sobre Eve e Sarah







Conversando com minha amiga Valquíria Costa, ela me fez uma pergunta que me deixara intrigado. Perguntara-me ela quem era a mais velha: Eva, filha de Xena, ou Sarah, filha de Lila, pois a mesma precisava saber deste fato para um projeto, dando-me então uma verdadeira missão e desafio. 

Atentando-me ao desafio, eu fiz alguns cálculos, observei fatos ocorridos na série Xena Warrior Princess e analisei biografias dos personagens da série, onde eu pude então chegar a uma singular conclusão que eu poderia sim descobrir quem poderia ser teoricamente a mais velha.

Antes de explicar os cálculos, eu gostaria de informar que esta é apenas uma teoria que eu desejo compartilhar. A série não nos revela muitos fatos sobre os personagens na trama e nem tampouco em suas biografias, portanto, é impossível determinar cronologias exatas. E eu gostaria de informar também que, como os criadores da série usaram e abusaram de licença poética para criar a cronologia da série, estes cálculos são baseados como nos meus artigos anteriores, na data 15/03/44 a.C (quinze de março de quarenta e quatro antes de Cristo), data esta em que Xena e Gabrielle foram crucificadas pela segunda vez no famoso “Idos de Março”.


Para compreender a teoria, preciso falar um pouco sobre a biografia da personagem Gabrielle na série (as biografias dos personagens são facilmente encontradas na sinopse completa da série no Wikipédia): Gabrielle é uma personagem fictícia da série de TV Xena: Warrior Princess (Xena, a Princesa Guerreira no Brasil e em Portugal) interpretada por Renée O'Connor. Nascida em Potedeia, no Norte da Grécia, filha de Hécuba (Lisa Crittenden - e interpretada por Linda Jones no episódio Sins of the Past) e de Herodotus (Geoff Snell), Gabrielle também tem uma irmã mais nova, chamada Lila (Willa O'Neill), e um noivo na época em que conhece Xena, Perdicas (Scott Garrison e Anton Bentley no epsisódio Sins of the Past). Desde pequena Gabrielle estuda de tudo um pouco, mas sua paixão é a poesia. Nessa época, depois de conversar com filósofos e astrólogos, descobre que tinha o dom da Profecia (só revela esse fato no epsisódio "One Against an Army").



Durante o período de 25 anos em que Xena e Gabrielle estão sepultadas na caverna de gelo no Monte Etna, Lila se casa com um homem chamado Lecter e tem uma filha chamada Sarah. Sarah é capturada por traficantes de escravos que trabalham para o senhor da guerra Gurkhan, então Hécuba, Herodotus e Lecter partem para resgatá-la, pois Gurkhan deseja tornar Sarah a sua esposa número 1, porém... Todos eles são decapitados. Eventualmente, quando Gabrielle e Xena são descongeladas após os 25 (vinte e cinco) anos, as duas voltam para casa de Gabrielle, e elas partem para resgatar Sarah ao saber dos acontecimentos, e ambas são expostas à dura vida de uma escrava no harém de Gurkhan, mas Xena engana os guardas na decapitação matando Gurkhan, e Sarah, que é resgatada e sente ser culpada por de certa forma ter permitido a morte de seu pai e avós. Mas a mesma é abraçada por Gabrielle e voltam para casa para se reconciliar com Lila.


Observem atentamente que a biografia de Gabrielle nos revela claramente que Lila é mais nova que Gabrielle, mas para não termos dúvidas, vamos ao 1º (primeiro) episódio da 1ª (primeira) temporada intitulado “Sins of the Past”, que no Brasil ficou sendo “Pecados do Passado”. Ao saber que Gabrielle irá seguir Xena, Lila pensa que toda a conversa de Gabrielle se trata apenas de uma brincadeira e, então, a mesma se refere a Gabrielle que até mesmo ela (Lila) bate em Gabriele, onde a poetisa responde para a sua irmã a exata frase: “´É, mas você é muito forte para a sua idade”. Com essa frase dita por Gabrielle, podemos concluir a veracidade da biografia de Gabrielle e de Lila.

Como todos nós sabemos, Gabrielle tinha apenas 17 (dezessete) anos de idade quando conheceu Xena, onde fora neste episódio citado acima “Sins of the Past”. Se Gabrielle tinha 17 (dezessete) anos de idade nesta época, vamos dizer que “teoricamente”, Lila poderia ser 1 (um) ano mais nova que Gabrielle, não mais que isso, já que precisamos observar o fato de que, historicamente, a fase de natalidade entre os casais na era medieval acontecia de forma rápida, ou seja, o casal não demorava em ter filhos após se casarem. Quando um casal tinha apenas um filho (a) o mais tardar entre o intervalo para se ter outro filho (a) era de 1 (um) ano no máximo dependendo das condições do casal. Portanto, se Gabrielle nesta época tinha 17 (dezessete) anos de idade, Lila teria então 16 (dezesseis) anos de idade.

No meu artigo “A Cronologia da Vida de Gabrielle” eu cheguei à conclusão de que a poetisa guerreira havia nascido no dia 16/04/61 a.C (dezesseis de abril de sessenta e um antes de Cristo).

Se Lila é 1 (um) ano mais nova que Gabrielle, então, só precisamos fazer um cálculo bem básico por enquanto, onde precisamos subtrair apenas um ano de seu nascimento, sempre respeitando a regra de que a cronologia dos séculos denominados “a.C” (antes de Cristo) é contado de forma decrescente então teremos:

61 – 1 = 60

A série não nos mostra praticamente nada sobre o passado de Lila, então, é impossível determinar data e mês de seu nascimento “por enquanto”. Só sabemos até aqui que Lila seja teoricamente 1 (um) anos mais nova que Gabrielle onde a mesma (Lila) nasceu no ano de 60 a.C (sessenta antes de Cristo).

Neste mesmo artigo “A Cronologia da Vida de Gabrielle” eu cheguei à conclusão também que Gabrielle tinha 34 (trinta e quatro) anos de idade quando fora crucificada ao lado de Xena nos “Idos de Março”.

Para obtermos a idade de Lila nesta época, só precisamos subtrair novamente apenas 1 (um) ano da idade de Gabrielle. Se nesta época, Gabrielle tinha 34 (trinta e quatro) anos, Lila teria então:

34 – 1 = 33

Lila teria em torno de 33 (trinta e três) anos de idade na data 15/03/44 a.C (quinze de março de quarenta e quatro antes de Cristo).

Precisamos observar o fato de que Xena e Gabrielle forjam suas mortes para proteger Eva, filha de Xena, que era na verdade a reencarnação de Callisto que, por sua vez, era também a mensageira de Deus. Não podemos nos esquecer do fato que inocentemente Ares, o deus da guerra, toma posse do corpo de Xena e Gabrielle e as leva até as tumbas de gelo no monte Etna deixando-as congeladas por 25 (vinte e cinco) anos ao pensar que estas estariam de fato mortas. Observando atentamente a este fato, cheguei à conclusão da teoria de que Sarah, a filha de Lila, é mais nova que Eva, filha de Xena.

Se Lila se casasse ou engravidasse antes de Xena e Gabrielle serem congeladas, a mesma enviaria uma notícia para Gabrielle, pois historicamente existia um sistema de “correio” na era medieval onde nos moldes do correio persa, os gregos constituíram o angarion, cujos mensageiros eram chamados astandes. A correspondência era dividida em categorias: epistolai - constituída apenas por maços de cartas; e culistoi - incluíam comunicações governamentais. Os "carteiros" na antiga Grécia – funcionários responsáveis pela distribuição local eram chamados bibliaforoi. Os fiscais de pontualidade eram denominados orógrafos e controlavam o horário dos funcionários. Além do zelo com a pontualidade, havia grande preocupação com a segurança, que era exercida pelos éfodos – encarregados de impedir extravios.

Para ser mais exato em minha explicação, observem atentamente o 4º (quarto) episódio da 6ª (sexta) temporada intitulado “Who's Gurkhan?”, que no Brasil ficou sendo “Quem é Gurkhan?”. Gabrielle fica totalmente surpresa e alegre ao saber que era tia, pois a mesma só descobre este fato neste episódio em questão por sua irmã Lila.


Portanto, ao pensar que sua irmã, no caso Gabrielle, havia morrido (quando na verdade a mesma estava congelada no monte Etna ao lado de Xena), Lila deve ter permanecido de luto por em torno de 1 (um) ano, após isso, teoricamente, a mesma deve ter conhecido Lecter e se casado com o mesmo onde, após o casamento, Lila engravidou e após 9 (nove) meses, deu a luz a Sarah. Ressalto a dizer que a fase de natalidade na era medieval acontecia de modo bem rápido, portanto após Lila se casar, teoricamente, a mesma possa ter engravidado.



Ainda no meu artigo “A Cronologia da Vida de Gabrielle”, eu cheguei à conclusão de que quando Xena e Gabrielle forjaram suas mortes para proteger Eva, esta era ainda um bebê, portanto, ao serem descongeladas após os 25 (vinte e cinco) anos, Eva já seria uma mulher adulta de 25 (vinte e cinco) anos de idade. Se Eva já teria 25 (vinte e cinco) anos de idade nesta época, Sarah então teoricamente seria 2 (dois) anos mais nova que Eva já que Lila permaneceu teoricamente 1(um) ano de luto, logo após, a mesma se casou e engravidou onde após os 9 (nove) meses deu à luz a Sarah, ou seja, 1 (um) ano e (nove) meses, mas teoricamente, podemos dizer que Lila namorou com Lecter por 3 (três) meses, então teremos 2 (dois) anos.


Portanto precisaremos apenas subtrair 2 (dois) anos da idade de Eva onde teremos:

25 – 2 = 23

Sabemos então que Eva teria em torno de 25 (vinte e cinco) anos de idade enquanto Sarah teria em torno de 23 (vinte e três) anos de idade quando Xena e Gabrielle foram descongeladas, onde podemos dizer que Sarah seria teoricamente 2 (dois) anos mais nova que Eva.

Volto a dizer que os criadores da série usaram e abusaram de licença poética para criar a cronologia da série em si e, além disso, a série não nos mostra praticamente nada sobre Lila ou Sarah. Personagens estas que não foram exploradas, portanto, é impossível determinar datas exatas. Essa é apenas uma simples teoria que eu desejei compartilhar.





Artigo escrito por: Carlos Brito





Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Linda e coerente teoria.
    Uma observação: não era período medieval era idade antiga mesmo.
    Bjos

    ResponderExcluir

Para evitar comentários com conteúdo chulo e ofensivo, todos serão moderados, certo?

Ѳ Comente pelo Facebook!

Ѳ Mais Vistos